Data Bootcamp e ThoughtWorks juntas!

Lorena de Souza
3 min readFeb 2, 2019

Tudo começou com uma galera interessada por cultura de dados no escritório da TW de BH em 2017. Pessoas que resolveram paralelizar obrigações e paixões, segui-las independente do tempo de trabalho disponível, co-criando espaços criativos, compartilhando experiências, dificuldades e, sobretudo, evoluindo juntas.

Não haviam as oportunidades e nós as criamos!
Não haviam os projetos oficiais e nós transformamos nossas ideias em POCs (Proof of concept).

Esse é o primeiro post de uma série que vamos contar sobre as iniciativas e aspirações de uma comunidade de dados que nasceu de um jeito genuíno no escritório da TW em Belo Horizonte.

Esperamos que vocês aproveitem junto conosco e se inspirem para trazer a cultura de dados para as iniciativas da sua vida e do seus negócios.

A nossa comunidade nasceu há pouco mais de 1 ano, passamos por várias fases nesse período. Algumas pessoas começaram a "tirar a poeira" de estudos antigos sobre Machine Learning, e apresentar para as pessoas que não conheciam nada sobre esse tema. Outras pessoas começaram a falar de processamento de linguagem natural e das suas experiências profissionais. Enquanto outras mais ousadas, apresentaram algumas conexões de Machine Learning com IOT. Muitos compartilhamentos improvisados, simples, mas importantes. Numa outra fase, a comunidade começou a dialogar sobre um mundo de Big Data muito mais amplo, entendemos que tudo isso vai muito (mas muito) além de Machine Learning. Passamos a entender que o trabalho de engenharia de capturar, tratar e repassar os dados de um jeito adequado é fundamental. Foram tantas descobertas nesse primeiro ano que merecem posts detalhados.

Sabemos que somos uma comunidade bebê, mas nos sentimos poderosas nesse mar de bilhões, trilhões, pentalhões de dados. Conseguimos ver o poder nisso tudo e isso nos estimula a seguir!

De um desejo antigo, finalmente nós conseguimos fazer pela primeira vez uma conexão da nossa comunidade interna com a cidade de Belo Horizonte. Acreditamos que conhecer o que outras pessoas pensam e as empresas fazem, gera uma energia incrível de troca de experiências e aprendizado mútuo.

Como abrimos as portas da comunidade de Dados da TW de Belo Horizonte? Promovemos um Boot camp de dados e reservamos 30% das vagas para pessoas de BH. Boot camp geralmente é um ambiente onde reunimos um grupo de pessoas afim de aprender e treinar habilidade de programação e desenvolver novas skills. Aqui nosso foco é específico, programar pensando em Dados antes de qualquer coisa. Nesse caso, buscamos o apoio de uma galera super fera do Rio de Janeiro — o Data Bootcamp.

Hoje (02 de Fevereiro 2019) foi o primeiro dia do Bootcamp. Além das experiências práticas de programação sobre centenas de dados, tivemos a oportunidade de conhecer o consultor João Garcia de uma empresa de Israel, que desenvolve um conceito chamado Teoria das Restrições ( — Pelo nome já da pra imaginar que é algo muito poderoso).

No próximo post, você poderá acompanhar alguns pontos principais do que rolou nesse primeiro final de semana!

Bootcamp de Dados na TW em BH — Dia 1 (Pandas)
Bootcamp de Dados na TW em BH — Dia 2 (Arquitetura do Spark)
Bootcamp de Dados na TW em BH — Dia 2 (Operações do Spark)
Bootcamp de Dados na TW em BH — Dia 3 (Streaming com Spark)
Bootcamp de Dados na TW em BH — Dia 3 (Estatística para Teste AB)
Bootcamp de Dados na TW em BH — Dia 4 (Machine Learning com Spark)

Algumas fotinhas do primeiro Bootcamp de dados de 2019 ❤

Uma turma de pessoas diversas discutindo sobre ciência de dados.
Pessoas diversas ouvindo considerações de um colega
Início da primeira parte do Bootcamp mais focado em Ciência de Dados

Vem com a gente!!

--

--